Série Acabamentos: Faca de corte e vinco

A Gráfica Offset apresenta uma série de artigos para apresentar os mais diversos tipos de acabamentos que vão agregar valor e enobrecer o seu impresso, resultando em uma melhor “primeira boa impressão” do seu público ao entrar em contato com as suas impressões.

Faca de corte e vinco

O terceiro acabamento escolhido para fazer parte dessa série especial de artigos é feito com o uso da faca de corte e vinco. Sua principal função é dar formas especiais e complexas aos impressos que são impossíveis de se conseguir apenas usando cortes retos das guilhotinas. Podem também marcar o papel para auxiliar nas dobras, usado principalmente em embalagens, e também fazer o meio corte muito usado em adesivos.

Principais características

Com lâminas que podem ser curvadas para apresentar formatos particulares obedecendo um padrão criada pela arte do cliente, podem ser afiadas para cortar o papel no formato desejado, ou sem fio para criar vincos para dobras. Em conjunto esses dois tipos de lâminas são capazes de criar qualquer formato, desde elementos vazados até embalagens mais complexas.

faca de corte 02

Após sua construção, pode ser utilizada indefinidamente enquanto durar o fio do corte, podendo ser armazenada pelo cliente para uso em reimpressões do mesmo projeto, ou atualizações, contando que seja respeitada as formas originais do design inicial.

_DSC0038

Principais aplicações da faca de corte e vinco

Pode ser usado em qualquer projeto, ficando a cargo da criatividade dos criadores e com poucas restrições de uso como gramatura do papel e tamanho mínimo do desenho de corte. Pode ser usada para fazer cortes especiais em cartões de visita e timbrados e outros materiais simples. Outros usos bastante comuns são para impressão de pastas e capas com formatos especiais, com diversos recortes e abas, e também aqueles envelopes abertos para impressão total de borda a borda.

Por deixar o seu impresso com um formato diferenciado pode ser usado em conjunto com papéis especiais ou impressões de uma só cor. Não existe limites para a criatividade no uso da faca de corte e vinco.

Faca de meio corte

É um tipo de faca de corte especialmente utilizado na impressão de adesivos. A faca tem a capacidade de cortar somente a camada superficial do adesivo, sem cortar totalmente a base de papel parafinado que serve de suporte para o adesivo, ficando aquela cartela única com várias unidades que podem ser removidas e utilizadas, uma independente da outra.

Conclusão

Como os outros tipos de acabamento que apresentamos nessa série de artigos da Gráfica Off Set, a faca de corte e vinco é mais um elemento super versátil que pode contribuir positivamente para a qualidade visual da sua comunicação e definitivamente é um diferencial que vai destacá-la perante impressões mais simples dos seus concorrentes. Quem nunca recebeu um cartão de visitas com um recorte ousado e não ficou impressionado?

Ao criar seus materiais sugira para seu designer o uso criativo da Faca de corte e vinco, seus trabalhos merecem sempre a melhor apresentação.

Posted in: