Ponto de venda, displays e a compra por impulso

Segundo uma pesquisa do SPC (serviço de proteção ao crédito) levantou que apenas cerca de 21% dos brasileiros são considerados consumidores conscientes, que planejam antecipadamente sua compra. Assim, na grande maioria da população boa parte das decisões acabam sendo tomadas na hora, diante as ofertas do ponto de venda. E vamos mais longe, 43% dos entrevistados na pesquisa disseram que compram por impulso em momentos de ansiedade, angústia e tristeza. Ou seja, em momentos em que a emoção está acima da razão.

ponto de venda, display 2 - gráfica offset
Display com pé americano em capa dura com acabamento BOPP produzido na Gráfica Offset

Outros displays com suporte para folheto - Gráfica Offset
Outros displays com suporte para folheto

Nesse momento que sua marca ou produto precisam estar preparados para capturar a atenção desses consumidores com estratégias bem estabelecidas de ponto de venda. Um dos elementos mais importantes no PDV depois da embalagem é o display. Um display de qualidade, bem produzido com uma mensagem criativa que apresenta o melhor do seu produto pode ser uma arma na luta pela atenção de consumidores que ainda estão decidindo parte das suas compras ali mesmo.

Seja em um supermercado popular ou em uma ótica de alto padrão, os displays desempenham a mesma importante função: mostrar as qualidades comparativas do seu produto para que o consumidor o leve pra casa, mesmo que não tenha planejado a sua compra.

A compra por impulso no ponto de venda

Aproveitar esse momento em que a decisão é tomada emocionalmente e impulsivamente, é uma escolha acertada e que traz resultados. Ter um material bem produzido e adequado à comunicação da sua marca também. Outras dicas que podem ser úteis para aumentar sua presença no ponto de venda:

  • Displays de balcão ou de gôndola permitem aumentar sua presença na loja, mesmo em pontos distantes de onde seu produto estão expostos;
  • Seja criativo na criação usando formatos diferentes e inovadores;
  • Lojistas gostam e dão preferência para materiais de ponto de venda que valorizam a loja como um todo. Capriche!
  • E muito importante: não pode, em hipótese alguma incomodar ou causar transtorno aos consumidores e/ou ao lojista.

Trabalhando em conjunto com outras estratégias de comunicação, como uma identidade visual bem construída, essas estratégias de ponto de venda serão, com toda certeza, ferramentas para alcançar o sucesso do seu produto no mercado.


Fonte: SPC Brasil – Pesquisa Consumidor Consciente

Posted in: